Entenda ERP
O que é ERP (Sistemas de Gestão Empresarial) ?
1. O que é ERP (Enterprise Resource Planning)?
​
ERP, é uma sigla em Inglês que significa Enterprise Resource Planning , que nada mais é, em português que; Planejamento dos Recursos da Empresa.
Podemos entender que o software ERP é um sistema de informática responsável por cuidar de todas as operações diárias de uma empresa, desde o Faturamento até o balanço contábil, de Compras a fluxo de caixa, de apuração de impostos a Administração de Pessoal, de inventário de estoque às contas a receber, do ponto dos funcionários a controle do maquinário da fábrica, enfim, todo o trabalho administrativo e operacional feito numa empresa.
2. Como é dividido um software ERP?
​
De forma simples, um software ERP em sua maioria é dividido em 2 camadas;
Aplicação: Nesta camada temos o software ERP com as suas funcionalidades, processos, cadastros (formulários divido em campos) e demais dados necessários para a operação da empresa;
Banco de Dados: Os dados gerados na camada Aplicação devem ser armazenados de forma lógica no Banco de Dados (Possivelmente algum software ERP tenha que acessar o Banco de Dados por um mecanismo de conexão, não sendo uma conexão nativa);
3. Por que o software ERP é modular?
​
Na sua maioria o software ERP é dividido por Módulos. Os Módulos refletem 2 Visões;
​
Visão Departamental: Módulo Contábil, Financeiro, Compras, Faturamento, Estoque entre outros, com esta visão é possÃvel manter os processos de cada departamento dentro do mesma tela, facilitando a vida dos usuários e o controle sobre eles.
Visão por Segmento: Avaliando os segmentos das empresas, claramente temos a ciência que cada uma tem suas particularidades, e neste caso, a visão departamental atende a especificações gerais, mas são necessários módulos para atender unicamente algum processo do segmento.
​
Mesmo o ERP sendo dividido por Módulos, os seus dados são armazenados de forma única, independente do módulo que acessará.
​
4. Qual o objetivo do ERP?
​
O ERP tem como objetivo organizar o trabalho numa empresa.
Um ERP registra informações referentes a clientes, fornecedores, funcionários, produtos, vendas, compras, pagamento, impostos entre outras.
​
A forma como estes registros se "conversam" faz parte do desenho de processos do ERP, é neste momento que o ERP tem a função de ser um integrador de processos com base nas regras de negócios e definições parametrizadas pela empresa.
Claro que o ERP faz muito mais pela empresa, ele mantém todos os dados registrados e com base nestes dados é possÃvel trabalhamos informações mais abrangentes e refinadas, tais como; "Qual nosso produto mais vendido, Quem é o melhor cliente da empresa, Qual época do ano mais se vende determinado produto, Qual a margem do meu produto" com o registro correto dos dados temos informações importantes sobre o negócio, aumentando a competitividade no mercado.
Com base no exposto acima, o ERP organiza o trabalho na empresa aplicando regras de negócios e parâmetros definidos para atender os processos e tarefas diárias feitas pelos funcionários das empresas.
​
5. Como o software ERP é utilizado atualmente nas empresas?
​
Segundo pesquisas realizadas pelo Aberdeen Group (consultoria americana) estima-se que apenas 27,6% das funcionalidades disponÃveis no software ERP são utilizadas.
Atualmente no Brasil e na América Latina, o ERP é utilizado de forma simples , ou seja, muitas funcionalidades e rotinas não são utilizadas, por desconhecimento ou dificuldade de organização interna das empresas.
A maturidade de gestão das empresas com o ERP ainda é tÃmida e com foco principal em processos básicos de organização, ainda assim nestes processos, com alto Ãndice de retrabalho e não-confiabilidade dos dados gerados.
Um dos maiores percalços para que as empresas utilizem o ERP de forma mais ampla e com maiores resultados é a correta operacionalização dos processos básicos, processos geradores de dados, como por exemplo; a entrada e saÃda de matéria-prima do estoque, se este processo estiver rodando de forma eficaz, a acuracidade da quantidade em estoque no momento do inventário seria altÃssima, por exemplo; o sistema informa que temos 100 peças e na contagem fÃsica confere-se que temos 100 peças mesmo, com base em informações corretas, podemos:
Comprar matéria-prima com base na avaliação da média de consumo;
Calcular a curva ABC de matéria-prima;
Calcular a quantidade de estoque de segurança entre outros;
E no momento do reabastecimento terÃamos a tranquilidade sobre a quantidade a ser comprada é realmente a necessária, evitando assim, desembolsos financeiros desnecessários.
6. Quais os principais benefÃcios atingidos pelas empresas com a utilização do ERP?
​
Os principais benefÃcios que as empresas têm com implantações bem-sucedidas de ERP são os seguintes:
BenefÃcios TangÃveis Ocorrência
Redução de estoques 32%
Redução de Pessoal 27%
Aumento de Produtividade 26%
Redução no tempo de ciclo de Ordens 20%
Redução de tempo de ciclo de fechamento contábil/financeiro 19%
Redução de Custos de TI 14%
Melhoria em processos de suprimentos 12%
Melhorias na gestão de caixas 11%
Aumento em receitas / Lucros 11%
Melhoria em Transportes / LogÃstica 9%
Melhorias em processos de manutenção 7%
Entrega no Prazo 6%
Fonte: Colangelo Filho (2001, p.53)